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FAQ

Está com dúvidas? Leia as respostas das nossas Perguntas Mais Frequentes.

FAQ Garantia+
1. Quem é a MAPFRE?
É uma seguradora com mais de 80 anos de história e mais de 34 mil colaboradores no mundo. A MAPFRE possui mais de 200 milhões de clientes e é a maior companhia de seguros da América Latina.
2. O que é o Seguro de Garantia Estendida Original?
É um seguro que garante a extensão da garantia original (garantia de fábrica) do produto que você acaba de adquiriu nas Lojas Americanas.
3. O que o Seguro de Garantia Estendida Cobre?
Garante o reparo ou a troca em casos de defeitos funcionais elétricos ou mecânicos no produto, desde que comprovado por Assistência Técnica credenciada na MAPFRE. Todos os custos de mão de obra e reposições de peças para o conserto do produto serão custeados pela MAPFRE.
4. Qual a abrangência do Seguro?
É um seguro com abrangência nacional, ou seja, você pode acioná-lo em todo o Brasil.
5. O que o Seguro de Garantia Estendida Cobre?
A Troca Certa é mais uma cobertura que só o Seguro de Garantia Estendida Original tem! Garante a troca do seu eletroportátil por um produto igual ou similar ao danificado, até o limite máximo de indenização especificado no Cupom Bilhete de Seguro, desde que um defeito elétrico ou mecânico seja identificado. Essa modalidade é válida para produtos pré-determinados.

Verifique no cupom bilhete de seguro se o seu produto possui essa cobertura.
6. Qual a vigência do Seguro de Garantia Estendida Original?
O Seguro terá vigência por 12 ou 24 meses a partir da data de encerramento da garantia de fábrica, conforme opção contratada e disposta no cupom bilhete de seguro.
É recomendado que o segurado guarde o certificado de garantia do fornecedor e a nota fiscal do produto enquanto o Seguro de Garantia Estendida Original estiver vigente.
7. Quais são as exclusões desse Seguro?
a) qualquer perda ou dano causado a bens não cobertos, mesmo que decorrentes de eventos cobertos por este seguro;

b) lucros cessantes, danos morais, responsabilidade civil ou quaisquer outras reclamações em decorrência de eventos cobertos pelo seguro;

c) serviços solicitados diretamente pelo Segurado sem o prévio consentimento ou aprovação da Seguradora, exceto nos casos de equipamentos de primeira necessidade ou de impossibilidade material comprovada;

d) danos causados por eventos de causa externa ao produto, tais como roubo, furto, perda, extravio, incêndio, queda de raio, explosão, entupimentos, sujeira, vendaval, impactos, queda, sobre-tensão da rede elétrica, oxidação, maresia, areia e insetos;

e) desgaste natural de peças e desgaste por tempo de uso além da expectativa de vida das peças cobertas;

f) danos causados por cigarros, charutos, fogo, brasa, fumaça e ou quaisquer outros tipos de materiais que produzam calor excessivo;

g) danos causados por transporte interno ou externo do bem segurado, ou ainda por uso incorreto de produtos de limpeza, tinta, reparação ou restauração do bem segurado;

h) danos causados por manutenção preventiva e revisão periódica;

i) falhas ou defeitos ocasionados por falta de manutenção que deveria ter sido feita pelo cliente ou pelo fabricante;

j) qualquer produto que não seja fabricado no mercado brasileiro ou produtos não importados legalmente e que não possuam rede de assistência técnica no Brasil;

k) produtos com configurações fora do padrão original do fabricante;

l) produtos que estejam dentro do prazo de garantia do fabricante, independente de este honrar ou não tal garantia;

m) avarias ou defeitos preexistentes à contratação do seguro de Garantia Estendida;

n) reparo efetuado em produtos que não sejam os especificados no Bilhete de Seguro e/ou comprovados através de sua Nota Fiscal de Compra ou Cupom Fiscal de Compra, e com o devido comprovante de pagamento do prêmio de seguro;

o) bens segurados cujo número de série esteja adulterado ou impossibilite a identificação da data de fabricação, se a Nota Fiscal de Compra do produto quando novo não tiver sido apresentada;

p) bens segurados utilizados em desconformidade com as recomendações expressas em seus respectivos manuais de instruções do fabricante;

q) custos de instalação, montagem ou colocação do produto, bem como os defeitos causados por má instalação, colocação ou erros de montagem;

r) defeitos estéticos e/ou amarelamento;

s) despesas para a retirada e/ou entrega para produtos não atendidos em domicílio;

t) gabinetes, películas protetoras, antenas (rádio, celular, TV portátil), pneus, câmaras de ar , baterias, pilhas, adaptadores de força, carregadores de bateria, filtros de ar ou de água, lâmpadas externas ou internas, peças plásticas, resistência elétrica, copo de liquidificador, cartões, créditos telefônicos para celulares pré-pagos, mangueiras externas e vidros de proteção;

u) programas aplicativos, sistemas operacionais e software, sendo que a responsabilidade pela realização de qualquer tipo de backup é única e exclusivamente do cliente;

v) cartuchos de tinta, toner e os defeitos ocasionados por itens recondicionados, recarregados ou de procedência indefinida;

w) reparo de defeitos para os quais o Fornecedor/Fabricante tenha se obrigado voluntariamente ou por força de lei/decisão judicial, inclusive ocorrência epidêmica que seja objeto de “recall”; quaisquer acessórios externos ao produto;

x) produtos com manuais que não estejam em português;

y) defeitos ocorridos fora do Brasil; e

z) bens cujo segurado perdeu o direito a garantia de fábrica (cabe a seguradora comprovar por laudo técnico ou outro meio idôneo, a perda de direito a que se refere.

Exclusões especificas para móveis e estofados:

a) danos relativos a qualquer tipo de descoloração ou manchas provenientes de uso normal, bem como causados por característica de fabricação dos tecidos e/ou revestimentos utilizados no acabamento dos produtos;

b) desbotamento natural ou provocado por uso de produtos de limpeza não recomendados pelo fabricante;

c) deformações, afundamentos, acomodação ou esfarelamento de espumas, assentos, encostos ou almofadas, marcas, deformações, furos e rasgos;

d) danos causados pela aplicação de produtos impermeabilizantes em tecidos, camurça e couro;

e) modificações não autorizadas pelo fabricante;

f) custos de manutenção de rotina e serviços como lubrificação, limpeza, ajustes, alinhamentos e remoção de odores;

g) custo de remoção e/ou reinstalação, ou outros custos relativos a defeitos não cobertos;

h) quebra de vidro, espelhos ou falta de peças ocorridos na montagem ou desmontagem do produto;

i) maus tratos ao móvel, exposição excessiva ao calor, luz solar, provocando descolamento;

j) problemas que tenham origem de instalação e montagem, bem como as instalações hidráulicas ou elétricas em razão de terem sido agregados aos módulos como granito, mármore ou outros;

k) utilização do móvel de forma inadequada;

l) recortes nos móveis implicando na alteração da estrutura; e

m) eventuais avarias decorrentes da incorreta inserção de cubas nos tampos.

Exclusões específica para bicicletas e equipamentos de ginástica:

a) rompimento, quebra ou deformação de quadro, garfo, aros, raios e outras peças por abuso e utilização tais como bater, saltar, empinar e exceder na utilização do produto o peso suportado recomendado.

Exclusões especificas para relógios:

a) pulseiras, pinos e feixes de fixação ou travamento.

Excluem-se, ainda, das coberturas deste seguro:

a) atos de terrorismo, revoltas populares, greves, sabotagem, guerras e quaisquer perturbações de ordem pública;

b) atos ou atividades das Forças Armadas ou de Forças de Segurança em tempos de paz;

c) os eventos que tenham por causa irradiações provenientes da transmutação, desintegração nuclear ou da radioatividade;

d) eventos decorrentes de fenômenos da natureza, de caráter extraordinário, tais como: inundações, alagamentos, terremotos, erupções vulcânicas, tempestades ciclônicas atípicas, furacões, maremotos, quedas de corpos siderais, meteoritos, etc.

e) atos ilícitos dolosos ou por culpa grave equiparável ao dolo praticado pelo Segurado, pelos sócios controladores da empresa segurada, seus dirigentes e administradores legais, pelos beneficiários ou pelos representantes legais de cada uma dessas partes;

f) atos praticados por ação ou omissão do Segurado e/ou as ações causadas por má-fé.
8. Como aciono o meu seguro?
O Seguro terá vigência por 12 ou 24 meses a partir da data de encerramento da garantia de fábrica, conforme opção contratada e disposta no cupom bilhete de seguro.
Verifique se o seu produto já está dentro da vigência do Seguro de Garantia Estendida Original. Se ele estiver dentro da garantia de fábrica, você deverá acionar o fabricante.

Escolha nesse site no menu a opção “Abrir um Sinistro”. Caso não seja cadastrado, você precisará realizar um cadastro simples. Caso já seja cadastrado, acesso com seu login e senha.

Preencha todas as informações solicitadas e faça o upload dos documentos.

O site disponibilizará as opções de assistência técnica para conserto do seu produto e agendamento direto no site.

9. Como acionar o Seguro por telefone?
Verifique se o seu produto já está dentro da vigência do Seguro de Garantia Estendida Original. Se ele estiver dentro da garantia de fábrica, você deverá acionar o fabricante.

Entre em contato por telefone com a Central de Atendimento da Seguradora:

0800 227 4624

Informe ao atendente o problema que está acontecendo com seu produto

O produto não deve ser levado a uma Assistência Técnica sem que antes o Segurado entre em contato com a Central de Atendimento.

Tenha em mãos, para envio a Seguradora, os seguintes documentos:
- CPF do Segurado
- Bilhete de Seguro e Cupom Bilhete de Seguro
- Nota Fiscal do produto adquirido

Após envio dos documentos mencionados, a Seguradora fornecerá uma senha de atendimento e indicará a Assistência Técnica mais próxima a sua residência.
Destacamos que, para os produtos de grande porte (ex.: geladeira, fogão, máquina de lavar roupa, etc), você receberá a visita de um técnico em sua residência.
10. Qual o prazo para conclusão do meu sinistro?
A Seguradora terá até 30 dias, a contar da entrega do bem segurado à Assistência Técnica, juntamente com a documentação solicitada, para conclusão da regulação do sinistro e posterior pagamento da indenização, seja por reparo ou reposição do bem segurado.

Caso seja constatada a perda total do bem segurado, a Seguradora informará uma senha para substituição do produto por igual ou similar diretamente nas Lojas Americanas.
O valor da substituição ficará restrito ao limite máximo de indenização especificado no cupom Bilhete de Seguro.
11. Como funciona o sinistro em caso de Troca Certa?
Você deverá abrir o sinistro diretamente nesse site ou por telefone, conforme instruções indicadas acima.

A Seguradora informará um código de postagem ao Segurado, para envio do bem segurado sem custos pelos Correios. Após a análise da seguradora, a Central de Atendimento informará uma senha para troca do seu produto diretamente nas Lojas Americanas.
12. Como faço se me arrepender da compra do Seguro?
A contratação do Seguro é opcional, sendo possível a desistência do contrato pelo mesmo meio utilizado para contratação em até 7 (sete) dias corridos, contados da data de emissão do Bilhete de Seguro, tendo direito o segurado da devolução integral do valor pago. O cancelamento do Seguro em até 7 (sete) dias, deve ser solicitado diretamente na Lojas Americanas onde o produto foi adquirido.
13. Como faço para cancelar meu Seguro?
O segurado deve solicitar o cancelamento ligando no SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor 24h):

0800 887 4624

O cancelamento também pode ser feito através desse site, no menu opção “Cancelar o Seguro”.

CONTATO

Sinistros:
0800 227 4624 ou 4002-1533
De 2a à 6a das 08h00 às 20h00
Sábado das 08h00 às 17h00
SAC & Cancelamentos:
0800 887 4624
0800 775 5045 Deficientes Auditivos ou de Fala
Atendimento 24hrs
Ouvidoria:
0800 775 1079
0800 962 7373 Deficientes Auditivos ou de Fala
De 2a à 6a das 08h00 às 18h00